Medicina Dentária

A Medicina Dentária é a especialidade médica que previne, diagnostica e e trata as doenças que afetam os dentes, as gengivas e a mucosa oral, bem como a reabilitação estética e funções dentárias. Esta especialidade é responsável pela restauração dos dentes que apresentem lesões de cáries, alterações de forma ou coloração, pela resolução de fraturas devolvendo a aparência original dos dentes, pelo branqueamento, pela prevenção de qualquer doença que prejudique a saúde oral, pela manutenção, pela higiene oral, etc.

É uma especialidade que engloba diversas áreas de atuação, as quais contam com profissionais especializados, com métodos e técnicas mais específicos para cada tratamento.

As diferentes áreas são:

DENTISTERIA OPERATÓRIA – É a área da medicina dentária que trata as lesões dos dentes, sejam elas causadas por cárie dentária, traumatismo ou outra razão. O tratamento destas lesões é realizado com materiais que substituem a estrutura do dente perdido.

ENDODONTIA – Endodontia é a área da medicina dentária que trata todas as doenças referentes à polpa dentária (nervo) e raízes dos dentes. O objetivo destes tratamentos é a preservação do dente na boca.

PERIODONTOLOGIA – Periodontia ou periodontologia é a área da medicina dentária que estuda e trata as doenças dos tecidos que envolvem e suportam os dentes, a que se chama periodonto, de forma a preservar o dente em boca.

CIRURGIA ORAL – A cirurgia oral é a área responsável pelo conjunto de protocolos clínicos mais invasivos em medicina dentária, como por exemplo, extração de dentes simples, inclusos, remoção de pequenas lesões, biópsias ou enxertos ósseos.

ORTODONTIA – É a área de especialidade da Medicina Dentária cujo objetivo é reposicionar os dentes de forma a melhorar a função e a estética tanto em crianças como adultos. Incluindo situações que exigem movimento dentário bem como o tratamento de más relações e malformações do complexo craniofacial.

PROSTODONTIA FIXA – A prótese fixa pretende restabelecer a função e estética no caso de ausência de dentes ou perda de coroa. Na prótese fixa convencional é sempre necessária a presença de pilares (raízes dos dentes), podendo ser reabilitados um ou vários dentes.

PROSTODONTIA REMOVÍVEL – Prótese que pode ser removida pelo paciente, podendo ser acrílica, esquelética ou de nylon (flexível). Tem como objetivo substituir dentes perdidos, de forma a melhor estética e função. Pode ser parcial ou total no caso de nenhum dente presente em boca.

IMPLANTOLOGIA – Tem como objetivo a implantação na mandíbula e na maxila, de materiais aloplásticos (o implante) com o objetivo de substituir a raiz do dente perdido de forma a suportar próteses unitárias, parciais ou removíveis e próteses totais.

ODONTOPEDIATRIA – Área da medicina dentária responsável pelo tratamento e acompanhamento de crianças dos 0 aos 18 anos. Área muito abrangente e que alberga diversos tratamentos de outras áreas da medicina dentária. Como as crianças podem ter idades muito diferentes, são tratados dentes permanentes e dentes decíduos.

O nosso Corpo Clínico: